sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

que tipo de consumidores somos?


Bom, a minha ideia não é ser muito nerd, nem me consumir com a minha tese. Porém, neste momento estou a escrever sobre o comportamento do consumidor.
Enquanto vou escrevendo, vou me identificando mais ou menos, com as descrições e que li num livro que para sabermos que tipo de consumidores somos, requer auto-conhecimento.

Será que nos conhecemos assim tão bem?
Eu por exemplo, (não sei como) mas tenho muitos comportamentos de consumidora compulsiva, o que é triste porque dizem que os consumidores compulsivos, são-no porque têm carências afectivas. É aí que entra a parte de nos conhecermos, e sabermos como está o nosso subconsciente. (Apesar de não concordar totalmente com essa teoria, porque hoje em dia vivemos numa sociedade hiper-consumista, e o individuo como consumidor, já não é o que era. Por outro lado, ninguém é completamente realizado, e é mesmo provável que tenha algumas carências.)

Outro assunto interessante, é pensarmos em nós no momento da compra. Que tipo de "cliente" somos. Gostam de saber tudo sobre o produto ou serviço antes de adquiri-lo? O empregado tem que ser extremamente simpático, tem que andar sempre atrás, ou preferem que ele nem vos olhe?
Eu acho que o meu tipo de empregado/a preferido é aquele que diz: "Se precisar de alguma coisa disponha.", principalmente com um sorriso. Gosto que me deixem passear na loja sem me "chatearem", mas se precisar de saber alguma coisa sobre o item que quero comprar, fico á espera que me saibam responder até ao ínfimo pormenor.

E pronto, assim, sem sequer me aperceber, acabei de descobrir mais um bocadinho sobre mim. Se quiserem fazer o mesmo, sintam-se á vontade, até agradeço!

P.S.- Depois se formos todas parecidas, vamos ter que tirar umas boas tardes para fazer compras. (Falo no feminino, porque o meu único seguidor masculino, até pode ser o completo oposto de mim. Mas ele não tem hipótese de escapar dumas tardes de compras comigo.)

Lu*

Sem comentários:

Enviar um comentário