sexta-feira, 18 de março de 2011

GUACAMOLE

A mais pura da verdades, é que a minha cozinha aqui em Florianopolis é pré-histórica. De qualquer forma, eu tento sempre fazer coisas diferentes e inovar com o pouco (quase nada) que tenho.
Ainda quando o David estava cá, decidi fazer guacamole para ver como me saía.
Foi a melhor experiência culinária dos últimos meses, até porque é a coisa mais fácil de sempre e todos os utensílios de precisei foram, uma faca, uma tábua, uma tigela e as minhas queridas mãos. E também porque ficou óptimo e escusei de gastar um dinheirão a ir a um restaurante mexicano.

Deixo-vos a minha receita, que como é lógico teve alterações das receitas que encontrei na net. Esta foi a quantidade que fiz, dava perfeitamente para 6 pessoas. (eu não sabia que ia render tanto)

INGREDIENTES:
1 pêra abacate grande
1 cebola
2 tomates
azeite
salsa
sal
pimenta preta
1 lima

Então passo a explicar como fiz.
Descasquei a pêra e tirei-lhe o caroço, e esmaguei-a com as mãos para não ficar completamente ralada. Cortei cebola bem fininha e tirei as grainhas dos tomates antes de corta-los também. A salsa foi picada muito grosseiramente.(originalmente, o guacamole é feito com coentros, mas eu abomino coentros, então troquei por salsa)
Depois de por isto tudo para dentro da tigela é só temperar, com azeite, sal e pimenta ao gosto do freguês.
Como a pêra abacate é um fruto que se oxida muito rapidamente, eu pus o sumo de uma lima. (provavelmente, limão fica melhor. E como os limões são maiores metade deve chegar.. mas cá não há limões, por isso contento-me com o que tenho.)
Depois disto, é só misturar tudo com as maõs, o que é uma grande badalhoquice, mas que dá imenso prazer.

O passo seguinte é COMEEEER!

Espero que gostem :)

Lu*


1 comentário:

  1. É mais ou menos como fiz tambem!

    Maaaas, com coentros fica optimo (pá quem gosta claro), e fica bom com limão tambem, mas a lima dá-lhe aquele sabor mais tradicional.

    Eu ponho cominhos tambem. :)

    Mnhamiii

    ResponderEliminar