domingo, 10 de julho de 2011

Salada de Couscous

Hoje, para desenjoar do "arroz/massa/batata" fiz couscous para o almoço. Adaptei uma receita da Nigella que vi uma vez e nem me lembro bem, mas tive muito sucesso, e toda a gente queria enxer o prato e a barriga de couscous (eu, não passei da vontade).
E como é um ingrediente pouco usual na cozinha portuguesa, mas é tão FACIL de fazer, achei interessante, partilhar a minha receita.

SALADA DE COUSCOUS

Ingredientes:
Couscous
Gengibre Fresco
Cominhos em pó
Sal
Tomate
Cebola
Salsa Fresca
Limão
Azeite

Modo de Preparação:
É muito simples, mas preparo em duas fases. Em primeiro, ponho a quantidade de couscous que quero fazer (tudo a olho), num pirex alto, tempero com cominhos e gengibre (é importante ser generoso) e sal grosso. Misturo tudo com as mãos. Entretanto, ponho agua a ferver, e faço isso na cafeteira porque é muito mais rapido. Quando a água está a ferver, cubro o pirex, ficando a água mais ou menos um centimetro a cima do couscous. E cubro com pelicula aderente.

Em outro recipiente, já o que vai ser usado para servir, corto tomate e cebola, normalmente o dobro do tomate, (dependendo da quantidade de couscous ex: 2 tomates, uma cebola; 1 tomate, 1/2 cebola) e pico um bocadinho de salsa.

Enquanto isto, o couscous está prontissimo, é só tirar a pelicula aderente e solta-lo com um garfo (importante k seja um garfo).
Depois de estar solto, juntar ao recipiente da salada e temperar com azeite e sumo de limão.
Finalmente, provo de sal, faço as retificaçoes e voillá!

Fica lindo e maravilhoso, é super facil e é diferente.

Isto foram os hidratos da minha refeição. Acompanhei com salada de rucula (só rucula temperada com azeite e vinagre balsamico) e bife grelhado (e juro que só comi um do tamanho da palma da minha mão)
Hope you like.

Lu*


Sem comentários:

Enviar um comentário