domingo, 6 de novembro de 2011

Chiken Mango Curry

Hey people!
No outro dia, fiquei em casa sozinha com o David e o João (irmão do David). Como já tinha umas saudades malucas de cozinhar, disse-lhes que o trabalho deles era me deixarem quieta na cozinha e eu fazia as honras do jantar. E assim foi.
Nesse dia, estava com um incrível desejo de comida indiana, então, fui ao supermercado, comprei tudo o que precisava e mãos à obra.
A ementa foi Chiken Mango Curry!!



Ingredientes para o caril:

Cebola (uma grande bem picada)
Alho (dois dentes)
Malagueta vermelha (uma inteira, sem sementes)
Gengibre (um bocado de 5cm)
Azeite 
Caril em pó (2 colheres de sopa)
Cominhos em pó (1 colher de sopa)
Amêndoa Laminada (cada um sabe de si, mas quanto mais, melhor)
Sal (cada um sabe de si)
Pimenta Branca em pó (só se gostarem mesmo de comida picante)
Frango aos cubos (um peito de frango por pessoa ±)
Polpa de Manga (uma lata.. penso que devem ser 300ml)
Leite de côco (uma lata tb)

Ingredientes para o arroz:

Arroz basmati
Cominhos em grão (1 colher de sopa)
Manteiga (2 colheres de sopa)
Água (uma medida e meia, por cada medida de arroz)
1 Cebola
Azeite

Bem, a receita não tem todas as técnicas correctas da cozinha, mas para isso pago e vou a um restaurante. Pelo menos até esta fase da minha vida, o meu objectivo é fazer coisas boas com pouco trabalho. Um dia que faça carreira disto (ou não), então aperfeiçoo as receitas. Isto para dizer que o caril foi todo feito por intuição, mas o arroz, como nunca tinha feito, copiei uma receita (muito chata e demorada) dum blog. As quantidades foram todas a olho, mas tou a tentar dar uma estimativa para 5/6 pessoas.

Caril:
Refogar a cebola, alho, malagueta e gengibre em azeite. Quando a cebola ficar transparente, juntar as especiarias, (caril, cominhos, sal e pimenta) a amêndoa e a carne. Deixar a carne alourar.
"Mandar lá para dentro" a polpa de manga e o leite de côco e deixar cozer em lume meio/baixo pelo menos 40min, nada mais nada menos, que o tempo de fazer o arroz. (o fogão do david é eléctrico, e as medidas vão de 1 a 9, eu usei o 3, não sei bem a quê que equivale nos fogões convencionais).

Arroz:
Lavar bem o arroz, até a agua ficar limpa. Deixa-lo 30min no dobro da sua água, escorrer e repousar 10min. (Bullshit, para a próxima, só lavo e mais nada destas coisas)
Derreter 2 colheres de manteiga e juntar os cominhos em grão, e juntar ao arroz. Enquanto isto, ter a água na panela a ferver.
Por o arroz na panela, e cozer 20min em lume baixo. Desligar o fogão e sem nunca destapar, deixar mais 10min a cozer no seu vapor.
Á parte, cortei uma cebola ás rodelas, separei os arcos, e fritei em azeite. No fim, enfeitar o arroz com a cebola frita.

Resumindo...

No caril, o maior objectivo é como dizem os australianos no masterchef "balance the flavours". Há picante, salgado, e doce e "spicy". O objectivo é nenhum ser mais obvio do que o outro, para não termos um prato em que só sabe a salgado, ou a doce, etc. Eu sinceramente acho que não há ciência mais exacta para isso, do que provar e ver se gostamos, se não gostamos, então rectificamos. Uma boa dica, é no fim, por uma boa mão de coentros frescos picados por cima, mas como todos sabem, eu abomino coentros, por isso, no fim só ponho mais um bocadinho de amêndoas para enfeitar. Outra dica, é trocar as amêndoas por cajus (que normalmente é o que fazem nos restaurantes indianos) mas eu também não gosto de caju, lol!

Quanto ao arroz, os cominhos manteiga e cebola frita, é só mesmo para imitar o maravilhoso restaurante indiano que tem na madeira. Arroz basmati branco, serve muito bem e é muito delicioso.

Agora não me lembro de mais nenhuma dica. Espero que tenha sido util, e que gostem tanto, como nós gostámos!

P.S. - A imagem não é minha, o meu ficou com muito melhor aspecto, mas este foi o mais bonitinho que encontrei, já que não tirei fotografia ao meu.

Lu*

2 comentários:

  1. Txiiii só tu...isso é que é uma receita...nunca fiz nada tão "sofisticado"!lol...eu é mais bolos! :P

    Mas deve ter ficado realmente muito bom! :)

    ResponderEliminar
  2. Não é assim tão sofisticado, principalmente porque é muito fácil de fazer. :) E é tão diferente, que até parece que estamos num restaurante. É realmente uma receita para a crise! :)

    ResponderEliminar