terça-feira, 13 de março de 2012

Folhado de cogumelos e ricota

Para aqueles que defendem que os melhores prazeres, estão na simplicidade, eis uma invenção minha que vem comprova-lo. Decidi fazer um folhado de cogumelos e ricota e depois de pensar em ingredientes, optei mesmo pelo básico. Resultado... DIVINAL!

Não quero, de todo, estar aqui a me gabar, mas a verdade é que gostei mesmo do meu menino. Fiz uma vez para mim e para a minha mãe e depois tive que incluir na ementa do jantar do dia dos namorados. Quem provou, adorou...

E aqui vos deixo a receita desta estrela da mesa. 



INGREDIENTES:
1 pacote de massa folhada (daqueles já feitos)
1 pacote de queijo de ricota
1 embalagem de cogumelos brancos frescos
azeite
salsa
alho
sal
pimenta
ovo

MODO DE PREPARAÇÃO:
Bem, é muito simples, em primeiro corto os cogumelos grosseiramente e refogo, com azeite, alho (esmagado no esmagador, mas também pode ser picado á mão) e salsa picada. Tempero com sal e pimenta e quando os cogumelos estiverem a ficar moles, apago o lume.
À parte, junto esta mistura com o queijo de ricota, numa taça. Finalmente, abro a massa folhada (que fica num circulo) e no centro, coloco toda a mistura de cogumelos. Depois disto é só fechar a massa em rectângulo, pincelar com ovo e levar ao forno.
O importante do forno é lerem o modo de preparação da massa folhada que compraram. Eles normalmente dizem a temperatura e o tempo que deve estar no forno. Eu fiz com marca pingo doce, e deixei no forno cerca e meia hora, em 200º.

Espero que experimentem, porque vale mesmo a pena. Depois quero feedback :)

Lu*

3 comentários:

  1. Luísa
    Ontem fiz esta receita, um verdadeiro manjar dos Deuses….
    Super fácil de confecionar e bastante económica. Obrigada por partilhares estas delicias… e continuo a achar que podias fazê-las para vender…
    Bjo grande
    PS: a próxima receita que vou experimentar são as beringelas, depois dou-te o feedback
    Sara Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Sara. Ainda bem que gostaste! O segredo de tudo o que eu faço é a facilidade. Adoro cozinhar, mas sou muito pratica.

      Obrigada pelo feedback*

      Eliminar
    2. Olá Luísa
      Já “naveguei” por todas as receitas que aqui tens e o que me fascina, para além do aspeto, é a sua simplicidade.
      Tal como já tinha referido fiquei super fã dos teus sabores e como também partilho o gosto pela cozinha, vou com toda a certeza experimentar todas.
      Bjos grandes

      Eliminar