Olá oitavas maravilhas do mundo!
No fim de semana passado, tinha passado à frente da montra da Cristalandia, que é uma loja perto da praça amarela, que quando se entra mete muiiito medo. É um mundo de coisas em cima de coisas, e tudo misturado que não dá para perceber onde começa nem onde acaba. Mas nem tudo é mau, fui atendida por uma senhora muito simpática, que levou-me mesmo aonde eu queria. Formas de bolachas e broas. Ela mostrou-me mil coisas, eu fiquei super indecisa, mas no fim acabei por trazer a forma que tinha visto na montra. O meu amor à primeira vista.
Com a forma na mão, claro que não podia demorar muito para tentar fazer bolachas, então vi receitas e mais receitas na net, e tentei seguir uma, mas acabei por fazer tudo diferente.
Resultado.. 3 fornadas de 25 bolachas. Uma directamente para o lixo e 2 directamente para o estômago.
É de se notar que tive um chef de cozinha a auxiliar-me, e fez toda a diferença. Foi uma tarde de 25 de Abril bem divertida.
A forma magnifica é esta, e foram 3,10€.
Como é obvio, vou dar-vos a receita :D
Ingredientes:
700gr de farinha sem fermento
200gr manteiga
200gr açúcar
2 ovos
gotas de essência de baunilha (opcional)
Como fazer:
Derreter a manteiga, juntar o açúcar e os ovos, e bater até ficar cremoso. Juntar a farinha, e as gotas de baunilha. Mexer a massa.
(As receitas que eu vi, na verdade só tinham 500gr de farinha, e quando eu juntei, ficou pastoso, e não uma massa seca como se vê a maçapão, por exemplo, então eu fui juntando mais farinha, até ficar com a consistência que eu queria.)
Depois disto, convém ter uma superfície polvilhada com farinha e um rolo da massa.
Estende-se a massa com mais ou menos 0,5cm de espessura, e com a forma maravilha, cortam-se as bolachas.
Por fim, forra-se um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e dispoe-se as bolachas.
Mais uma vez, o meu forno deu-me problemas e fiz como dizia na receita, 10 minutos a 180°, e ficaram em carvão. Por isso da segunda e terceira fornadas, fiz a 70° durante 10min, e ficaram otimas. Convém que fiquem sempre a deitar o olho, que assim não tem falha!
P.S. - As bolachas ficaram um bocadinho rijas, mas eu acho que foi de não ter posto a farinha toda ao mm tempo. Em todas as receitas dizem para nao voltar a juntar farinha, mas sim por a quantidade toda de uma só vez. Mas rijas ou não, posso garantir que as 50 bolachas não duraram 24h nesta casa!
Lu*