terça-feira, 10 de abril de 2012

O Zé Tiago a Rita e o Bife

Se há uma coisa que gosto, é que os amigos de fora, venham à Madeira fazer uma visita (ainda vou gostar mais quando tiver a minha casa) e este mês tivemos uma visita muito boa. O casal mega simpático e sportinguista, Rita e Tiago.
Eles tiveram cá uma semana, mas quem vê o álbum do facebook, parece que tiveram um mês, porque viram mesmo (quaseee) tudo! Pelo que me pareceu, a Rita adorou o meu ilhéu, já o Zé Tiago, não entra para as estatísticas porque já esteve cá tantas vezes, que ou gosta mesmo ou é masoquista.

A visita deles, merecia uma estreia na cozinha, então estive a pensar o que fazer para um jantar bem chique. E lembrei-me do bife Wellington que comi neste fim do ano. O bife celebrizado pelo Gordon Ramsay. Obviamente que o senhor Gordon, deve fazê-lo de outra forma, até porque não me segui por receitas, fiz sim, pelo que me lembrei do tal que comi e pelo que achei que ia ficar bom. 




Então vamo lá à receita...

Ingredientes (p/ 6 bifes):
500gr. Margarina Vaqueiro
1 cebola
4 dentes de alho
Ramo de salsa fresca
6 fatias de presunto
3 massas folhadas (das feitas)
6 bifes (do mais tenro que encontrarem e poderem pagar)
azeite q.b.
ovo batido para pincelar

Como fazer:
A primeira coisa que fiz, foi ralar a margarina com a cebola, o alho e a salsa, até formar uma pasta. Depois estendo a massa folhada e parto cada embalagem em dois. Espalho a pasta de manteiga no fundo de todas as doses da massa folhada.

À parte, numa frigideira bem quente, com um fio de azeite, frito os bifes (não precisam ser temperados) só com o objectivo de ficarem caramelizados em volta e crus por dentro. Quando os bifes já não estiverem muito quentes (para não derreter a pasta de manteiga), colocar por cima da massa folhada, cobrindo com uma fatia de presunto.

Nesta fase, já só falta fechar a massa folhada, pincelar com ovo e por no forno. Já sabem, cada um sabe do seu forno, e deus sabe de todos os fornos. Eu por acaso não sei do meu, e mais uma vez, foi a olho e a nariz. Mais ou menos meia hora, mais ou menos quente. 

E pronto, está feito... Muito fácil e muito chique. Para enfeitar podem por um ramo de segurelha ou de tomilho por cima. Eu servi com risotto de cogumelos, que podia ter parecido bom, se eles no dia seguinte não fossem jantar ao riso (restaurante de risottos, que o chefe tem estrelas michelin).

Seja como for, foi feito com muito amor, e já foi repetido cá em casa.
Já sabem seguidores (mesmo os mais tímidos), estou sempre à espera que experimentem as minhas receitas e me dêem feedback.

Lu*


8 comentários:

  1. Como o prometido é devido...

    Começamos muito bem com um guacamole (já aqui falado no blog) bem texturado, colorido e com a acidez da lima a dar o mote para os sabores mais intensos que se seguiriam.

    Não esquecer que a acompanhar-nos desde o ínicio estavam as garrafinhas do Alentejano "ágil" de 14.5%...(OUVI DIZER QUE À TERÇA-FEIRA NÃO HÁ OPERAÇÕES STOP NO FUNCHAL!!)

    Vamos ao bife! Foi a minha primeira experiência de Wellington e ainda por cima um Wellington de assinatura (sim, porque a menina não se seguiu por receitas). Quase perfeita apresentação, não fosse a massa folhada estar ligeiramente "overcooked", ao trespassar a massa e sentir a faca fatiar a carne percebi logo que o bife era de qualidade, (mérito do talhante ou David que a escolheu..?)cozinhado na perfeição, suculento e com um bonito tom rosa interior. Adorei o toque da fatia de presunto a cavalo do bife e o molho que os envolvia estava mesmo de ir às lágrimas!

    O acompanhamento não ficava atrás, muito bom!
    Um bom risotto é sempre difícil de fazer e este estava óptimo, não te incomodes com possíveis comparações a chefes "estrelados" porque volto ao teu de certeza que é incomparavelmente melhor na relação qualidade/preço! Ok,talvez risotto não seja o acompanhamento ideal para um Wellington já por si "hipertenso", mas que se lixe o coração porque eu gostei e repeti sem qualquer sintoma de AVC!

    Por fim e porque comer sozinho não tem sabor, a vossa hospitalidade e companhia não podia ter sido melhor, não só neste jantar mas em toda semana! Muito obrigado Miss Lu e Mr.David

    Beijinhos e Abraços,
    Zé Tiago

    ResponderEliminar
  2. Só tu para logo depois do almoço...me deixares com fome!hummmmm

    Vou tentar...boa sugestão!:)***

    ResponderEliminar
  3. Bem.. Depois do comentário profissional do Zé, pouco mais tenho a dizer! Agora até estou medo de cozinhar alguma coisa para ele.
    Gostei imenso deste jantar Lu, obrigada :)

    beijinho

    PS - apanhaste o Zé no seu momento mais fotogénico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto realmente está um must... :)
      Sim, eu também fiquem com medo de repetir a dose. hahaha :)

      Beijo e voltem sempre*

      Eliminar
  4. Já agora a receita do risotto!!! ;)

    ResponderEliminar