quarta-feira, 27 de junho de 2012

Raviolis meia-lua

Como já vos contei no facebook do blog, aventurei-me a fazer massa fresca. é muito fácil, mas não posso mentir, dá um bocadinho de trabalho, principalmente se não tiverem a maquina de estender a massa.
Eu já tinha feito fetuccini, e desta vez arrisquei nos raviolis.
Encontrei em casa uma maquina da minha mãe de estender fimo (uma especie de plasticina que depois de cozida, fica rija) e tenho usado para estender a massa, isto porque a de estender massa custam 150€. 



Mas a verdade é que aquilo foi feito para o fimo e não para a massa, e eu consegui estragar a maquina desta vez.
O remédio foi ter que estender tudo à mão. (a sorte é que tive ajudantes, se não, estava feita ao bife.)

Mas vamos ao que interessa. Os meus raviolis meia-lua com recheio de alheira, espinafres e ricota, com molho branco de frango.
A receita, serve 6 pessoas.

Massa
Ingredientes:
550gr farinha fina e sem fermento
4 ovos
colher de sopa de azeite
pitada de sal
farinha para polvilhar

Modo de preparação:
Ponho os ingredientes no robot, até mistura-los bem. Retiro e amasso até ficar uma bola. Depois, enrolo em película aderente e deixo ficar no frigorifico 1h30.
Depois é SÓ (lol) estender. Faço bola pequenas para ter força suficiente para estender bem. Quando tinha a maquina, metia lá, e dava à manivela até ficar firme e elástica, agora faço o mesmo à mão. É preciso ter farinha por perto para polvilhar o rolo da massa e a superfície onde estão a estender.
Depois da massa estar fina e em folha, com um copo a fingir de forma, cortei bolas.

De resto é só uma questão de rechear. A meio do circulo de massa, ponho um bocadinho do recheio, e dobro em meia lua. se não estiver fácil de fechar, molho o dedo em água fria e passo por dentro nos bordos.

Finalmente depois de tudo feito e recheado, é só cozer. Igual à massa normal. Água a ferver, um pouco de sal, massa lá para dentro, e deixar 5min.

FEITO!








Recheio

Ingredientes:
2 alheiras de caça
1 pacote de ricota
espinafres
azeite para refogar


Modo de preparação:
Primeiro cozer os espinafres. Em segundo lugar, tirar a pele às alheiras e por na frigideira com um pouco de azeite, os espinafres cozidos e a ricota. Deixar refogar e já está!

Molho
Ingredientes:
4 peitos de frango
margarina
cogumelos frescos
1 caldo de frango
natas
sal
pimenta

Modo de preparação:
Bem, o molho podem fazer o que quiserem, a verdade é que eu tive medo que a massa não fosse suficiente, como nunca tinha feito as quantidades, então decidi por carne no molho, para ninguém passar fome.
Cozi o frango e depois desfiei. Depois refoguei com mateiga os cogumelos, o frango e 1 caldo de galina. Juntei as natas e o sal e a pimenta.

Voillá





Quem comeu... repetiu!

Lu*

4 comentários: