segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tarte de Limão

A melhor parte de cozinhar, é a parte criativa, pensar isto combinava mesmo bem com aquilo. E melhor ainda é experimentar e dar certo.
A minha ultima experiência foi a tarte de limão, que no aniversário da minha irmã teve mesmo muita saída, e pelo que me parece, toda a gente gostou.

É mesmo simples de fazer, e relativamente rápido.

INGREDIENTES:
bolachas digestive
100gr margarina

500gr queijo mascarpone
200gr natas
1 lata leite condensado
sumo de 3 limões
4 folhas de gelatina

*Curd de limão



MODO DE FAZER:
Para a base, não sei dizer medidas, porque cada um tem a tarteira de um tamanho diferente. Eu usei mais ou menos metade do pacote de bolachas. Triturei e juntei as 100gr de margarina derretida, depois mexi até ficar uma pasta. Forrar a base da tarteira e reservar.

Para a tarte, é muito simples. Basicamente a única coisa que é preciso é juntar todos os ingredientes (mascarpone, natas, leite condensado e sumo dos limões) numa tigela e bate-los bem até ficar um creme homogéneo. À parte, as folhas de gelatina devem estar dentro de agua fria durante uns minutos, quando já estão molinhas, ponho num copo e dissolvo com agua a ferver e mexo até ficar liquido. Depois é só juntar ao creme, por na tarteira e levar ao frigorifico durante pelo menos 2h.

*Quem não quiser piorar as coisas (em termos calóricos), não precisa juntar nenhuma cobertura. Mas, eu como acho que pode sempre piorar, fiz um curd de limão. Normalmente compro feito, mas o caseiro é sempre melhor (apesar de ter feito meio aldrabado).
O curd de limão é um doce de limão, com ovos e margarina, em vez de ser só fruta e açúcar.
A receita que eu fiz foi, numa panela juntar o sumo de 3 limões, 200gr de açúcar, 100gr margarina. Quando estiver tudo a ferver, desligar o lume e juntar 12 gemas (é suposto usar os ovos inteiros, mas eu tinha usado umas claras outra sobremesa e achei uma consciência não usar as gemas) depois mexer até ficar tudo ligado. Ficou bom, a única diferença a meu ver, foi a cor, Quem olha, parece muito mais curd de laranja do que de limão. Mas o gosto está mesmo bom. Estas quantidades, deram para 2 frascos de compota de curd de limão.
Mas mais uma vez, há sempre a possibilidade de comprarem feito. Eu costumo comprar este no pingo doce. É deliciosooo!

Hope you like :)

Lu*

2 comentários:

  1. Já fiz e foi um sucesso.
    Fiz o lemon curd (uma receita ligeiramente diferente, que já uso há algum tempo e que não leva tantas gemas).

    Não deu tempo para tirar fotos mas para a próxima vou registar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, que correu bem.. Eu realmente só fiz com tantas gemas para não deitar fora. :) Para a proxima, regista!

      Eliminar