quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sopa de cebola

Se tenho uma boa lembrança de ir jantar à "marisqueira o barqueiro" quando era pequena, era a sopa de cebola gratinada no forno.
Eu sei que está calor, e não apetece comer coisas muito quentes, mas isso é para as pessoas normais. A mim, deu-me um desejo um dia destes que tive mesmo que andar à procura de receitas e depois de tirar ideias, fazer à minha maneira.

Mas esperem... eu tenho um segredo! Um segredo que se chama caldo de pato. No outro dia o meu pai cozeu um pato para fazer um arroz de pato (óbvio), e eu guardei a água em frascos diferentes, para poder congelá-los e quando precisasse de um elixir da felicidade, lá os tinha.

Tendo o caldo, esta receita não poderia ser mais fácil. Se não tiverem, podem sempre usar os cubos, ou caldo de legumes ou de galinha. Há sempre opções. Mas pato é pato! E é provavelmente a minha carne preferida.

(Para 4 pessoas) Então é assim, precisam de:

10 Cebolas pequenas 
1 caldo de pato
água
Um ramo de tomilho fresco
sal
Pão de forma (do bom)

E é super simples.
Começam por cortar as cebolas todas em meia lua, o mais fininho que conseguirem. (É importante perceber que quanto mais uniforme for o corte da cebola mais uniforme será a sua cozedura. Ou seja, fica cozido tudo ao mesmo tempo e não correm o risco de comerem cebola crua.)
Depois, numa panela, junta-se a cebola já fatiada, com o caldo de pato e a água (pelo menos 5 vezes a quantidade do caldo) e o ramo de tomilho.
Tempera-se com sal, e lembrem-se que a cebola cozida, fica doce, então convém ser generoso com o sal. Mas provem sempre!
Neste ponto, é só deixar a cebola cozer.
Quando a cebola estiver cozida, tirem o tomilho, e é só servir.



Agora é que são elas. A parte melhor da sopa da marisqueira o barqueiro, era o pão com muito queijo que tinha por cima. Mas, vamos ser sinceros... eu não preciso de pão na minha vida, para ser feliz. (LOL) Então, comi a minha sopinha só assim.
Já o David tem uma boa relação com o pão. Mas a verdade é que eu não tinha queijo ralado em casa. Então, a sopa dele levou pão, mas por baixo e não por cima da sopa. E eu vi nos olhos dele, que aquele pãozinho soube pela vida!




Espero que vocês experimentem esta receita, porque ficou mesmo mesmo deliciosa! Mas a verdade é que não o façam num dia de muito calor. Nós ficamos os dois com vontade de nos metermos dentro do frigorifico depois de comer.

Lu*

Sem comentários:

Enviar um comentário